X oferta imperdivel SAIBA MAIS
ZMA para que serve, como usar, benefícios e como comprar?

ZMA para que serve, como usar, benefícios e como comprar?

Vida Elite | 20/10/2020 | Suplementação

Se você está começando na academia e precisa dar um pump no seu desenvolvimento você provavelmente ouviu dizer sobre o uso do ZMA, para melhorar o ganho de massa muscular e repor os nutrientes que é perdido enquanto treina, por exemplo, o magnésio que perdemos no suor durante os exercícios.

Mas, afinal o que é ZMA e para que ele serve?

O que é a ZMA?

É um suplemento alimentar à base de zinco, magnésio e vitamina B6. ZMA é muito conhecido no mundo atlético devidos seus benefícios como:

  • Aumentar a resistência muscular
  • Bom funcionamento do sistema nervoso
  • Controlar os níveis adequados de testosterona
  • Melhorar a formação de proteínas no organismo
  • Aumentar a disposição diária
  • Relaxamento muscular
  • Sono REM - Qualidade no sono

Quando o atleta está praticando exercícios físicos há um desgaste físico de energia muito grande. Pois, para seu corpo conseguir levantar uma barra de 20 Kg é necessário muitas vitaminas e minerais que o organismo absorve dos alimentos que você ingere, fornecendo em forma de energia e força para que o músculo utilize durante os treinos.

Então, já consegue imaginar que para você conseguir puxar um treino pesado para alcançar execelentes resultados é preciso manter os níveis de nutrientes equilibrados?

O ZMA é um suplemento que irá garantir todos os nutrientes que acabam sendo mais utilizados durante os exercícios fornecendo sempre uma energia a mais no dia seguinte e um sono profundo durante a noite. 

potes de zma diferentes, zma, zma + maca peruana, zma+l-triptofono

Qual a fórmula do ZMA?

Zinco, magnésio e vitamina B6. Porém existem algumas outras variações do zma combinado com outras composições, como você pode ver na foto acima, são junções entre ZMA e mais uma substância que te ajudam chegar mais próximos do seus obejtivos.

Mas, primeiro vamos enterder a formula original do ZMA que é composto por apenas:

Zinco

Responsável por mais de 300 enzimas no corpo, primordial para melhorar o metabolismo, qualidade da pele, bem-estar mental, físico e aumentar a imunidade do corpo contra agentes maliciosos.

Veja os resultados de um estudo realizado com 10 voluntários que não praticavam exercícios fisícos. Esse estudo mostrou algo interessante sobre como o zinco é importante para reduzir a perda de hormônios tireoidianos e a testosterona em homens sedentários, onde certa perda foi causada pelos exercícios passados durante os estudos.  

O zinco tem grande importância para manter seus hormônios equilibrados e evitar perda de massa muscular. É exatamente por esse motivo que o ZMA é muito utilizado por atletas que precisam de alto desempenho durante os treinos.

Magnésio

É um ion intracelular, co-fator essencial de mais de 300 reações enzimáticas, envolvido principalmente nas reações de geração de energia (ATP). Função importante na metabolização da glicose e em outros processos de produção de energia no organismo.

Muito mais que apenas produzir energia, o magnésio atua na formação da estrutura óssea, na síntese de DNA, RNA e glutationa, principal antioxidante no combate aos radicais livres e na recuperação celular.

Quer saber mais informações sobre o magnésio? como tomar, função, contra indicação e estudos? veja nesse artigo O que é Magnésio e qual a relação com testosterona.

O magnésio vem à tona agindo em sincronia com o zinco contido no ZMA. O Magnésio também ajuda na prevenção da diabetes, diminuição da enxaqueca, favorecendo o ganho de músculos, descanso pós treino, mais disposição ao corpo e muitas outras áreas da saúde como também, a produção de testosterona.

Vitamina B6

Ou também conhecida como a piridoxina, atua diretamente e indiretamente em milhares de reações metabólicas celular em geral. Tem grande participação na produção de energia ajudando no metabolismo dos aminoácidos, proteínas e gorduras. 

Vale a pena resaltar que a vitamina B6 tem ação direta na produção de neurotransmissores, substâncias que são importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso central.  

A vitamina B6 também auxilia na quebra de glicogênio muscular. Possibilitando o uso da glicose como fonte de energia para os músculos, assim, reduzindo o uso dos aminoácidos da própria musculatura, fornecendo melhores resultados.

Variações entre ZMA com outros suplementos

Existem hoje no mercado suplementos que combinam uma outra substância importante + o ZMA. Na loja Vida Elite, você encontra 3 variações de suplementos com ZMA, são elas:

  • ZMA
  • ZMA + Maca peruana
  • ZMA + L-triptofano

 ZMA

É apenas a composição original com zinco, magnésio e vitamina B6, a junção entre os 3 ativos contém registro e patente Americana. 

ZMA + Maca Peruana

Composição referente a jução de ZMA + Maca peruana em uma única cápsula. Muito indicado para quem precisa recuperar a libido sexual, melhorar a fertilidade, e diminuir sintomas de menopausa e andropausa.

ZMA + L-triptofano

Formulado com ZMA + L-triptofano que é 1 entre os 9 aminoácido mais poderosos do mundo, que beneficia diversas áreas da saúde, melhorando os níveis de testosterona, desejo sexual, impotência e ganho de massa muscular.

Os benefícios que você pode adquirir com essa formula são muitos, como diminuição da ansiedade, depressão, humor e melhorar a qualidade do sono, só esses benefícios fazem valer a pena seu clique para saber mais sobre o ZMA + L-triptofano.

Para quais problemas o ZMA é mais indicado?

O ZMA é mais indicado para atletas que gastam grandes quantidas de nutrientes diariamente. Mas, também pode ser implementado na dieta de pessoas que estão com problemas de saúde.

Veja a lista de alguns outros problemas que o ZMA pode ser indicado

  • Cãibras
  • Dificuldades em dormir - insônia
  • Testosterona baixa 
  • Falta de libido
  • Cançasso extremo
  • Imunidade baixa

Essas pessoas podem obter grandes melhoras com a suplementação ZMA.

Quais são os benefícios do ZMA para quem treina hipertrofia?

O zinco é um mineral anabólico de extrema importância para hipertrofia, está diretamente ligado ao aumento da produção do hormônio do crescimento. Se você quer hipertrofiar não pode deixar os níveis de zinco diminuirem, caso contrário, pode vim a dminuir sua resistência muscular.

Por isso, ele é fundamental para que os atletas tenham um maior desempenho nas atividades físicas.

O magnésio performa a oxigenação dos tecidos musculares e ativa algumas enzimas importantes para um melhor metabolismo dos aminoácidos e carboidratos. Aumentando a força do atleta nos membros que são trabalhados durante os exercícios.

O zinco e o magnésio diminuem a concentração do cortisol, o cortisol quando em excesso pode contribuir para o aumento do peso.

O ZMA + L-triptofano pode ser uma melhor opção para quem treina muito forte estressando o corpo ao máximo, causando aumento dos níveis de cortisol. O L-triptofano pode ser uma solução recomendada para controlar esse pico, melhorando seu rendimento físico e mental.

O ZMA tem algum efeito colateral no ganho de massa?

Ainda não foi comprovado efeitos colaterais relacionados ao ZMA e ganho de massa muscular. Porém, o mais aconselhável é que toda a suplementação seja acompanhada por um profissional qualificado.

O suplemento ZMA é perfeito para auxiliar o organismo a desenvolver adquadamente o processo de crescimento e recuperação muscular. Já que o mesmo é muito eficiente na produção dos hormônios como testosterona durante o sono.

As pessoas que devem tomar cuidado antes de tomar ZMA, são pessoas que já realizam algum tipo de tratamento para doenças cardíacas, que tenham osteoporose ou que estejam realizando tratamento com antibióticos.

Peça auxilio ao seu médico ou nutricionista antes de realizar qualquer tipo de suplementação.

Recentemente um estudo realizado para medir a quantidade de magnésio na população, comprovou que cerca de 40% da população não tem os níveis indicados de magnésio no organismo.

O principal responsável pela deficiência de magnésio na população brasileira é o solo que está a cada dia mais pobre em minerais.

Já foi matéria de vários canais de televisão o motivo das maiorias das refeições, não possuir a quantidade ideal de zinco, sendo de extrema necessidade realizar a suplementação por causa do solo que está ficando a cada dia mais pobre.

Só usando o ZMA eu terei ganho de massa muscular?

Atletas precisam ficar cientes de que o ganho de massa muscular só é possível se varios outros fatores importantes como treinos diários, alimentação e sono eficaz estiverem sendo realizados em conjunto com a suplementação ZMA.

O ZMA sozinho não pode fazer milagre, você precisa estar fazendo o básico para acelerar o ganho de massa muscular, é preciso que haja uma junção de fatores para que isso aconteça.

O Vida Elite está fechando algumas parcerias para te auxiliar com tudo que você precisa, porém ainda não temos os projeto todo definido, então, peço que procure um nutricionista para definir qual é o melhor tipo de refeição e quais são as suplementações necessárias de acordo com sua rotina de atividade física.

Enquanto nos não temos um personal trainner para estar auxiliando vocês, nos recomendamos procurar um personal trainner ou um preparador físico caso você queria acelerar a definição do seu corpo. 

Lembre, todo bom castelo leva tempo para ser construido, tenha paciência durante o processo de ganho de massa muscular e definição, para que os resultados com ZMA sejam eficazes e duradouros.

Qual é a melhor maneira de consumir o ZMA?

Bom, como para a maioria das substâncias, inclusive remédios, o melhor momento da ingestão de algum composto é estar de barriga vazia para obter melhores resultados.

Contudo, a recomendação geral para utilização do ZMA é de uma cápsula 30 minutos antes do treino e uma cápsula antes de dormir para obter um sono revigorante devido as ações do magnésio (e do triptofano, caso você tenha optado pela solução ZMA + L-triptofano).

Outra recomendação importante para a ingestão do ZMA é a importância de consumi-lo longe do horário de consumir leite, iogurtes, queijos e outros derivados do leite. Simplesmente por que o cálcio presente nesses alimentos podem atrapalhar a absorção eficaz do zinco.

Segundo a ANVISA, existe a orientação diária recomendada dos ativos presentes no ZMA, que são: 7 mg de zinco, 260 mg de magnésio e 1,3 mg de vitamina B6. Portanto, atletas que praticam muita atividade física, necessitam de maiores quantidades dos minerais e vitamina.

Entretanto, as indicações de quantas cápsulas devem ser tomadas são descritas na embalagem e além disso, o suplemento precisa ser ingerido regularmente para maiores resultados.

Contudo, consultar um especialista, como um nutrólogo para indicar a dosagem correta de acordo com as suas necessidades é a melhor opção.
 

 

9 DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE O ZMA

Pronto, saber sobre o ZMA para que serve já sabemos, agora assim como eu já tive muitas dúvidas, resolvi reunir as perguntas e respostas mais comuns sobre a suplementação ZMA em apenas um conteúdo exclusivo como esse.

1 - ZMA FUNCIONA? PARA QUEM É INDICADO?

O ZMA é uma suplementação que não pode ficar de fora da dieta de acordo com as situações abaixo.

Sua melhor indicação só pode ser com a consulta em um médico especializado, porém o ZMA funciona e é recomendado para:

  • Atletas que praticam atividades físicas de alta intensidade, por que acabam perdendo nutrientes pelo suor, aumentado a demanda nutricional.
  • Pessoas que não se atentam a alimentação e não ingerem o mínimo de comida saudável que possuam esses nutrientes em seu dia a dia.
  • Cientes da falta de nutrição, estão cansados (pois, ZMA trabalha o aumento da energia), sem libido e seu humor está péssimo.
  • Pessoas que querem dormir melhor.
  • Atletas que buscam força, disposição, hipertrofia ou perda de peso.

2 - ZMA AUMENTA A TESTOSTERONA??

A testosterona é um hormônio produzido pelo seu próprio corpo e é de suma importância para:

  • Desejo sexual/desempenho sexual
  • Desenvolvimento muscular e ósseo 
  • Bem-estar físico e mental
  • Memória e equilíbrio
  • Características masculinas
  • Disposição e energia

Geralmente, a falta de libido associada a baixa testosterona é um problema de ambos os sexos, mas, pode ser que os homens sofram mais com cansaço extremo, distúrbios mentais, perda de músculos e acúmulo de gordura.

saiba mais - 13 Sintomas da Testosterona baixa masculina e como aumentar

Pois bem, esse quadro de baixa testosterona pode ser causado por diversos fatores como idade, estresse e etc., entre essas causas temos a deficiência de nutrientes.

Pois é, não comer o verde da comida pode trazer malefícios.

A questão é que muita das vezes, o solo de plantação dessas verduras não está tão rico em magnésio ou zinco, que são essenciais para a produção do hormônio masculino e quando deficientes acabam fazendo que seus níveis sejam diminuídos.

Então, para pessoas que estão naquelas situações que foram descritas anteriormente e podem estar com deficiência dos minerais que o ZMA fornece, SIM terão benefícios gritantes com o uso do ZMA para aumentar a testosterona.

3 - MULHERES PODEM TOMAR ZMA?

Não há problema algum em mulheres tomarem o ZMA se estiverem precisando dos nutrientes, afinal, elas terão os mesmos benefícios que os homens.

Porém, muitas mulheres podem associar a produção de testosterona aumentada com esses nutrientes a características masculinas, mas saiba que a mulher não vai ficar com excesso de pelos ou corpo masculinizado ingerindo o ZMA.

4 - QUEM TEM PRESSÃO ALTA PODE TOMAR ZMA?

A grande maioria das vezes que vi dúvidas sobre o ZMA para que serve, me deparei com os hipertensos.

Se você é um, saiba que não é indicado para nenhum hipertenso que realize a ingestão de outro tipo de substância sem consultar um especialista, isso evita qualquer interação dos nutrientes com a medicação utilizada que pode causar um desequilíbrio no organismo.

5 - QUEM TEM DIABETES PODE TOMAR A SUPLEMENTAÇÃO ZMA?

Sim. Estudos (clique aqui) mostram que o magnésio presente na suplementação melhora o perfil metabólico dos diabéticos, que inclusive é comum apresentarem déficit do mineral.

6 - ZMA ENGORDA?

Não. Nenhuma vitamina ou mineral engordam desde que sejam tomados na quantidade correta.

7 - ZMA TEM EFEITOS COLATERAIS?

Bom, os efeitos colaterais só são causados se a ingestão for maior que a recomendada, o ideal é que consulte um nutricionista.

Não recomendado para menores de 19 anos, grávidas e lactantes.

8 - ZMA COMO TOMAR?

As restrições não são muitas:

  • O ZMA não deve ser ingerido com alimentos fontes de cálcio, pois os nutrientes do ZMA e o cálcio competem entre si, portanto não é recomendado tomar com leite e derivados.
  • A noite é o melhor horário que você pode adequar para tomar o ZMA, pois beneficia o sono, repara os tecidos musculares e estimula o hormônio do crescimento.
  • A quantidade de cápsulas recomendadas diariamente geralmente fica descrita na embalagem do ZMA.

9 - QUAL O BENEFÍCIO DO ZMA PARA HIPERTROFIA?

Como eu já disse, a fórmula em si do ZMA contém nutrientes importantes para a produção de testosterona, um hormônio anabólico que favorece o desempenho muscular.

Além disso, o magnésio é um maravilhoso mineral que contribui para o relaxamento muscular, melhorando a recuperação dos tecidos e facilitando o aumento dos músculos.

ZMA ANTES E DEPOIS

Com algumas pesquisas conseguimos reunir a quantidade de pessoas que dão ao ZMA suas homenagens por conta dos benefícios, veja:

Retirados do Youtube

ZMA PREÇO & ONDE COMPRAR

Encontrar, se encantar com o preço e comprar é fácil com o produto ZMA, a questão é a qualidade e custo benefício.

Você encontra ZMA com baixos preços como você pode ver na Loja Vida Elite, de R$30 a R$60.

Mas, a questão é que através de um pouquinho mais de atenção, você consegue adquirir ZMA + alguma outra substância que pode agregar ainda mais em sua necessidade pelo suplemento, como você pode ver abaixo.

Testo Gold Premium - Loja Vida Elite

  • Zinco, magnésio, vitamina B6 + L-triptofano
  • Capaz de controlar o estresse e diminuir o cortisol
  • Prover o aumento natural da testosterona
  • Melhorar o humor
  • Melhorar o sono
  • Contribuir com a recuperação e ganho muscular
  • Melhorar a memória 
  • Aumenta a disposição
  • Contribuir para a imunidade

Soma PRO - Iridium Labs

  • ZMA + selenium e vitamina b3 
  • Auxilia para o ganho de massa muscular
  • Melhora a performance nos treinos
  • Auxilia queima de gordura
  • Reduz câimbras
  • Aumenta a energia