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Zinco para que serve, benefícios, como tomar e onde encontrar

Zinco para que serve, benefícios, como tomar e onde encontrar - Vida Elite

Vida Elite | 0000-00-00 00:00:00 | 

O período de pandemia deixou algumas dúvidas sobre o que tomar para contribuir com a nossa saúde e entre essas dúvidas está o zinco e para que serve.

Pois bem, um mineral presente em cerca de 300 enzimas, necessário para o funcionamento e produção de hormônios, essencial para a síntese de proteínas e para o sistema imunológico. 

Se você é daquele tipo de pessoa que “vive” gripada ou resfriada, saiba que a deficiência de zinco causa maior susceptibilidade de infecções virais, por sua participação na síntese das imunoglobulinas e na função imune. 

O zinco também é extremamente necessário para a reprodução, participando da produção e maturação do esperma, ovulação e fertilização.

É bom que você observe sua sexualidade também, pois a deficiência de zinco diminui o desejo sexual em homens e mulheres, por ser importante para uma boa produção de testosterona e estrogênio.

Outros sinais da deficiência do zinco:

  • Diminuição dos sabores (paladar)
  • Problemas no processo digestório
  • Falta de foco e concentração
  • Diminuição de memória
  • Acne e manchas brancas nas unhas
  • Queda de cabelo e unhas fracas
  • Dificuldade de cicatrização das feridas

Caso você esteja sentindo esses sintomas, calma que você não pode sair tomando zinco de qualquer jeito, é necessário saber se VOCÊ realmente precisa de maiores quantidades desse mineral, logo abaixo vou falar sobre esse tema.

Causas da deficiência de zinco

A deficiência de zinco é mais comum em pessoas com diarreias graves, indivíduos que realizam hemodiálise e o caso mais comum, a má alimentação. Além de alguns remédios que também promovem a carência do mineral, alguns exemplos são: diuréticos tiazídicos, bicarbonato de sódio, omeprazol e anti-hipertensivos. 

Outros motivos da carência são:

  • Exercícios físicos em excesso, pois acarretam na perda do mineral pelo suor
  • Excesso de estresse, pois o organismo utiliza o zinco para realizar reparações no cérebro, pele, corpo e órgãos
  • Gravidez ou amamentação

Zinco benefícios

Como foi dito acima, o zinco serve para mais de 300 funções no organismo, portanto, devemos trata-lo como um mineral essencial que não pode faltar para nossa saúde geral.

Imunidade 

Quando falamos em zinco para que serve, automaticamente vem à cabeça o sistema imunológico, ainda mais em tempos de pandemia que buscamos sempre nos manter saudáveis e fortes.

" A OMS mostra que os indivíduos que não ingerem a quantidade adequada de zinco têm maiores probabilidades de sofrer com agentes infecciosos, portanto, geralmente passam mais tempo doentes. "

Contudo, o zinco tem a importante função para síntese de células imunológicas e para a ação de defesa contra bactérias, vírus e fungos.
Também vale ressaltar a ação antioxidante do zinco que protege o organismo diminuindo a quantidade de radicais livres, molécula que afeta as células e aumenta o risco de câncer.

Veja mais: 3 Vitaminas para imunidade baixa.

zinco-para-que-serve

Pele e unhas

Analise agora os seus machucados. As feridas demoram para cicatrizar?

Bom, o zinco serve para a manutenção da pele e produção de colágeno, proteína responsável por tornar a pele saudável. 

Para se ter uma pele longe de espinhas, lesões e unhas fortalecidas, conte com uma boa ingestão de zinco com as dicas que eu vou te dar daqui a pouco.

Combate a depressão

O zinco facilita as sinapses, que são os sinais trocados entre os neurônios.

Veja mais: como acabar com a depressão.

Combate o diabetes

A regulação da insulina também é um benefício do zinco, que previne e regula o diabetes, além disso, o mineral também contribui positivamente para a saúde das pessoas que já tem diabetes e estão passando pela retinopatia diabética – quando aquele que possui a doença está com a visão ameaçada.

Melhora a cicatrização e a pele

Se você vai passar pelo bisturi, agulhas ou está com alguma ferida, comece hoje uma alimentação rica em zinco ou escolha um bom suplemento, pois o mineral participa da colagenase, ou seja, a produção do colágeno que é essencial para a saúde da pele.

Bom para o coração

O zinco contribui para o controle da pressão e repara os danos causados pelo colesterol ruim (LDL).

Osteoporose

O risco do desenvolvimento de osteoporose em pessoas com deficiência do nutriente é alto, pois o zinco contribui com a atividade da Vitamina D e é imprescindível para a formação óssea, e quando em falta, promove a queda da massa óssea.

Pneumonia 

O zinco fortalece ainda mais o sistema imune quando estamos em uma situação de pneumonia, pois ele diminui a duração da doença, favorece a recuperação e barra a resistência do organismo aos antibióticos. 

Grávidas

A Unicef realizou um pesquisa em 2009 onde foi mostrado que as grávidas suplementando zinco podem ter a prevenção de diversas complicações durante o parto e além disso, também contribui com o peso do bebê mesmo após o nascimento e reduz o risco de infecção.

Papais, atenção a nutrição infantil

Sabemos que as crianças são mais frágeis, portanto, seu sistema imunológico também é mais fraco, fazendo com que a ingestão diária correta de zinco seja obrigatóriamente cumprida.

Para você ter uma ideia da importância desse assunto, ações feitas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para diminuir a mortalidade infantil em países pobres é incluir suplemento zinco na dieta das crianças.

Contribui para um cabelo macio e brilhante, combatendo a queda

Um cabelo brilhante e macio precisa do zinco, pois ele facilita a absorção e metabolização de proteínas e vitaminas que compõe a saúde dos nossos cabelos e também participa da reprodução celular.

Além disso, o zinco equilibra a produção do sebo das glândulas sebáceas, o que garante pele e cabelos mais saudáveis e hidratados.

Ingestão diária de zinco

Além dos sinais da falta de zinco, a única forma de confirmar a deficiência no organismo é através de um exame de sangue ou de urina.

Contudo, a recomendação ideal diária de zinco é de 8 a 15 mg de zinco por dia para um adulto.

Como tomar zinco?

É aqui a análise se você precisa ou não aumentar a sua dose diária de zinco, portanto, saiba de uma coisa: pessoas saudáveis raramente tem deficiência de zinco no organismo.

Você deve saber para que serve o zinco, principalmente por que esse mineral é essencial para o corpo humano, mas não é produzido pelo nosso organismo, portanto existem duas formas de ingerir o zinco:

Através dos Alimentos ricos em zinco

Os alimentos que mais possuem zinco são os de origem animal, como as ostras, fígado e carne de boi, contudo, a alimentação de origem vegetal também contribui bastante quando o assunto é zinco, como é o caso da semente de abóbora.

Se você fizer uma alimentação regrada que contenha zinco TODOS os DIAS, os seus níveis do mineral estão regulados. Veja mais alguns alimentos ricos em zinco:

  • Aveia
  • Feijão
  • Oleaginosas

Veja mais: 10 Alimentos ricos em zinco.

Através dos Suplementos de zinco

Para a carência de zinco no corpo, uma outra alternativa de repor o mineral é através dos suplementos com zinco, portanto, o ideal é que a suplementação seja feita com a orientação de um médico ou nutricionista.

Veja abaixo e entenda um pouco melhor sobre os suplementos de zinco, onde comprar e como tomar.

Onde encontrar suplemento de zinco?

Nessa altura você já aprendeu sobre zinco para que serve, portanto, pode ser que você ainda não saiba onde encontrar os suplementos com zinco.

A tarefa é fácil, pois esse tipo de suplemento pode ser encontrado em farmácias, loja de produtos naturais e pela internet. 

Podemos garantir a melhor qualidade e custo benefício para que você faça a escolha certa do seu suplemento na Loja Vida Elite, somos especializados em agradar o seu bolso e te trazer os melhores produtos.

Conheças as nossas opções exclusivas de suplementos de zinco clicando aqui.

Cuidado com os excessos 

Coloque na sua cabeça que se você tem uma boa alimentação com os alimentos ricos em zinco e não está passando por nenhum dos fatores citados no início do artigo, saiba que provavelmente seus níveis de zinco estão ideais.

O excesso de qualquer tipo de coisa é prejudicial à saúde, e no caso do zinco pode causar fadiga, dores no estômago e febre.

Veja mais: Para que serve ômega 3.

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