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6 suplementos para memória, foco e concentração

6 suplementos para memória, foco e concentração

Vida Elite | 04/04/2021 | Suplementação

Existem suplementos para a memória e concentração, essas substâncias são extremamente benéficas para trabalhadores em períodos de estresse que precisam de foco, são ideais para estudantes em épocas de vestibular e provas. Além dessas pessoas, os idosos também podem ser beneficiados com o uso desses suplementos que são capazes até mesmo de prevenir o Alzheimer.

Não se trata de um bicho de 7 cabeças, esses suplementos repõem as vitaminas e minerais que precisamos para o cérebro, melhoram o aporte sanguíneo ao cérebro que facilita o funcionamento cognitivo, principalmente em períodos de estresse. As substâncias também combatem os radicais livres.

6 suplementos para memória, foco e concentração

Os melhores suplementos para memória e concentração são:

1 - Coenzima Q10

A energia do nosso corpo, cérebro e coração é ativada pela coenzima Q10, portanto, a substância é necessária para atividades físicas e cerebrais. A coenzima Q10 também possui atividade antioxidante, com isso é essencial ter os níveis adequados no organismo para diminuir os ricos de doenças neurodegenerativas.

2 - Magnésio

O magnésio é necessário para muitas funções em nosso corpo, e para o bom funcionamento do cérebro, ele melhora a aprendizagem e memória. O mineral contribui com a transmissão de impulsos nervosos e na conexão dos neurônios, favorecendo a função cognitiva. 

Contudo, sendo essencial para a vida, o magnésio é importante para o bom funcionamento do sistema nervoso, função psicológica e para o metabolismo produtor de energia.

3 - Gingko Biloba

Uma das ervas mais vendidas nos EUA, é usada a milhares de anos na medicina chinesa. Os benefícios do suplemento Gingko Biloba são inúmeros, como melhorar a sexualidade, reduzir os danos causados pelo Alzheimer e dêmencia. 

Além da ação antioxidante capaz de inibir os radicais livres e proteger os neurônios, essa planta medicinal melhora a função cognitiva, foco e memória, pelo fato de melhorar a circulação sanguínea cerebral. Sendo assim, com a circulação periférica a substância também promove uma boa visão e audição.

O foco e concentração também podem ser melhorados a partir desse suplemento, pois sua ação no combate ao estresse é bastante eficaz.

Você pode encontrar o Gingko Biloba em formato de extratos líquidos ou cápsulas.

4 - Ômega 3

Os ácidos graxos presentes no suplemento ômega 3 responsáveis por melhorar a saúde do cérebro são chamados de DHA e EPA. 

O primeiro, DHA é maravilhoso para a função do seu cérebro, pois contempla 25% da gordura total e 90% da gordura ômega 3 presente em suas células cerebrais. O segundo, EPA protege o cérebro contra o envelhecimento.

O nosso corpo não produz ômega 3 naturalmente, contudo se você não costuma comer alimentos como peixes gordurosos que possuem ômega 3, é possível existir a deficiência dessas substância em seu corpo, e isso impacta o funcionamento cerebral.

Como você pode ver nesse estudo, suplementos de ômega 3 que possuem boas quantidades de DHA melhora o pensamento, memória e tempo de reação em pessoas com carência de DHA.

Sendo assim, o ômega 3 faz parte da membrana dos neurônios, importante para o processamento de informações no cérebro, contribuindo para o bom funcionamento do cérebro, memória, raciocínio e capacidade de aprendizagem. Por isso a fama do ômega 3 quando o assunto é suplemento para memória e concentração.

O ideal é comer peixes 2 vezes por semana. Caso não seja possível, suplementar ômega 3 pode ser uma ótima opção para a saúde do seu corpo e cérebro.

5 - Resveratrol

Um suplemento para memória e concentração derivado de uvas, framboesas, vinhos, chocolate e amendoim.

Ingerir suplementos de resveratrol previne a deterioração do hipocampo, um local do cérebro que diz respeito a memória, portanto, essa substância diminui o declínio da função cerebral causado pelo envelhecimento. 

6 - Vitaminas do complexo B

O suplemento do complexo B desempenha muitas funções importantes em nosso organismo, como obtenção e síntese de energia, diminuindo o cansaço e fadiga e também contribui com os processos metabólicos.

Portanto, não poderia deixar de ser imprescindível para melhorar a capacidade de memória, concentração e possibilitar o bom funcionamento do sistema nervoso.

O que causa falta de memória e concentração?

Alguns transtornos neurológicos são responsáveis pela falta de memória e concentração, como:

  • TDA, que caracteriza a falta de atenção na realização de tarefas;
  • TDAH, que caracteriza inquietude, impulsividade e falta de atenção;
  • Síndrome de Burnout, que signfica esgotamento mental e físico geralmente causados pelo excesso de trabalho;
  • Depressão, afeta a capacidade de memória e concentração;
  • Má nutrição, que impossibilita o corpo de absorver nutrientes importantes para o cérebro como vitamina B12, colina, zinco e ômega 3;
  • Uso de remédios, drogas e excesso de álcool;
  • Homens, deficiência de testosterona, veja mais clicando aqui.

Contudo, alguns hábitos podem prevenir ou reverter os problemas de memória e concentração causados por esses fatores que foram citados e apresentaram resultados ainda melhores se combinados com os suplementos para memória e concentração.

Ainda assim é importante consultar um neurologista para investir a perda de memória e dificuldade na concentração.

Dicas para melhorar a memória e concentração

Você anda meio esquecido, com a memória ruim, não consegue se concentrar no trabalho para entregar aquele projeto?

Infelizmente, um depende do outro, quando existe pouca concentração a memória é afetada, fazendo com que atividades importantes como trabalhar e estudar se tornem cada dia mais complicadas, portanto proteger a mente é altamente necessário.  

Como já foi dito, é possível prevenir e reverter quadros de falta de memória e concentração, a partir de hábitos que vão melhorar também a sua qualidade de vida, como:

  • Dormir bem;
  • Relaxar, meditar;
  • Praticar atividades físicas;
  • Controlar o estresse;
  • Jogar cruzadinhas e caça palavras.

Outro ponto extremamente importante para a saúde e capacidade cerebral é ter uma alimentação rica em nutrientes, pois o orgão precisa de vitaminas para nutrir os milhões de neurônios e possibilitar a eficiência do seu trabalho, evitando falta de atenção e perda de memória.

Desde jovem essa atenção com o cérebro é necessária, para evitar o envelhecimento precoce e atuar na prevenção de doenças do cérebro.

Algumas vitaminas e minerais essenciais para auxiliar o cérebro a melhorar a concentração e memória são:

  • Vitaminas do complexo B, abacate, fígado e aves
  • Ômega 3, peixes gordos
  • Vitamina E, gérmen de trigo, gema do ovo
  • Vitamina C, laranja e acerola
  • Zinco, folhas verdes
  • Ferro, semente de abóbora, leguminosas
  • Selênio, oleaginosas
  • Fósforo, carnes, laticínios
  • Vitamina K, brócolis

Outras substâncias que melhoram a saúde cerebral

Cafeína: a cafeína injetam energia e faz com que o cérebro fique em alerta melhorando o processo de aprendizagem, foco e atenção.

Frutas vermelhas: são anti-inflamatórias e antioxidantes naturais que retardam o processo de envelhecimento cerebral.

Cúrcuma: aliada da memória, contribui com a formação de novas células.