X

Está com a testosterona baixa?

Promoção Testo Gold para PIX Sim, ver solução
TPM masculina: conheça a Síndrome do homem Irritável (SHI)

TPM masculina: conheça a Síndrome do homem Irritável (SHI) - Vida Elite

Vida Elite | 0000-00-00 00:00:00 | Saúde do Homem

SHI - Síndrome do homem irritado, ou melhor Síndrome do homem IRRITÁVEL. Esse foi um diagnóstico de anomalia hormonal em homens descoberto por Gerald Lincoln, Conselho de Pesquisa Médica de Edimburgo, Escócia. 

À partir de estudos, foi descoberto o por que milhares de homens estão ficando irritados e deprimidos e por que tantas vezes descontam suas frustrações nas pessoas que mais amam (como por exemplo, esposas).

O que é TPM masculina/Síndrome do Homem Irritável?

O que significa TPM masculina?

A TPM masculina existe e é chamada de síndrome do homem irritável, se trata de quando os níveis do apelidado "hormônio masculino" a testosterona no homem diminui, fazendo com que o humor seja influenciado.

Diferente das mulheres, a TPM masculina não tem período certo para ocorrer, porém alguns fatores são desencadeadores como ansiedade e estresse em excesso, causados por preocupações cotidianas, doenças ou estresse pós traumático.

Diferente das mulheres, o homem que está enfrentando a TPM não está sujeito a alterações hormonais mensais como acontece durante o ciclo menstrual feminino, portanto, os homens estão sujeitos a alterações em qualquer dia do mês.

Hoje você conhecerá SHI - Síndrome do homem irritado, fenômeno que pode atingir homens em qualquer fase da vida podendo leva-los até a depressão masculina e ao final do conteúdo eu vou te mostrar váriadas formas comprovadas para melhorar essa situação.

síndrome-do-homem-irritável

Sintomas de TPM masculina

Você deve estar se perguntando o que é isso que compromete tanto a vitalidade e energia de um homem e os tornam tão infelizes levando até à diagnósticos da depressão masculina.

A síndrome é chamada de TPM masculina por que os sintomas são parecidos com a TPM nas mulheres.

A maior parte dos homens que estão enfrentando a Síndrome do Homem Irritável causada pela variação dos níveis de testosterona, tem sintomas como:

  • Diminuição do desejo sexual
  • Mudanças severas no humor
  • Irritabilidade
  • Emotividade
  • Agressividade
  • Impaciência
  • Tensão
  • Desânimo ou tristeza
  • Estresse
  • Brigas com a esposa, família ou colegas de trabalho
  • Cansaço extremo
  • Cíumes em excesso

Caso você esteja com pelo menos 6 desses sintomas, provavelmente pode se tratar da síndrome do homem irritável, contudo a melhor avaliação é feita por um médico especialista para analisar a sua quantidade de testosterona no organimos através de um exame de sangue.

Contudo, às vezes a dificuldade pode ser mental, como ansiedade, depressão masculina ou distimia, portanto o psiquiatra também é recomendado para realizar avaliações psicológicas em conjunto com os sintomas da testosterona baixa.

Principal causa da Síndrome do homem irritável 

A principal causa da TPM masculina é a diminuição drástica dos níveis de testosterona, um hormônio essencial para o bem-estar de ambos os sexos, porém o hormônio é presente 10 vezes mais nos homens do que nas mulheres.

A importância da Testosterona 

O papel do principal hormônio masculino é:

  • Crescimento de pelos
  • Produção de espermatozoides
  • Tonalidade da voz
  • Desenvolvimento de musculos 
  • Libido sexual
  • Disposição e ânimo

Como eu já disse no início do texto, essa situação de queda hormonal pode acontecer em qualquer período da vida dos homens, da adolescência até uma idade mais avançada, contudo pode ser tratada e resolvida, e é diferente da andropausa, uma redução contínua dos níveis de testosterona que acontece geralmente em homens idosos causada pelo envelhecimento.

Em algumas situações, quando os homens nesse estado e procuram ajuda, são diagnosticados com depressão masculina e utilizam tratamento para tanto, como antidepressivos, quando o tratamento na verdade poderia estar sendo com melhoria nos níveis hormonais ou amenizadas causas de estresse e ansiedade.

Veja as causas dessa queda hormônal e consequentemente o significado da TPM masculina

Os homens não costumam aceitar que estão passando por algo e acabam culpando tudo e todos.

Onde na verdade devem aceitar que podem estar passando pela Síndrome do homem Irritável/queda da testosterona e até mesmo pela depressão masculina que pode ter sido acarretada pela SHI.

Obesidade e baixa testosterona

Uma certa quantidade de testosterona é convertida em estrogênio (hormônios presentes em maiores quantidades em mulheres, atua no controle da ovulação e no desenvolvimento de características femininas). 

Quando os homens engordam, as células adiposas são mais ativas na conversão de testosterona em estrogênio, a enzima responsável por essa conversão acaba agindo mais. 

Contudo, quando essa quantidade de estrogênio é maior do que o normal, acarreta em menos testosterona no organismo, mais irritáveis os homens se tornam e menos o sentido da força masculina é aguçado.

Veja mais: Zinco, mineral que inibe a conversão da Testosterona em estrogênio.

Estresse causa diminuição da Testosterona

Com tudo que acontece diariamente, o estresse continua aumentando na vida da maioria das pessoas, muitos homens estão ficando mais irritados e frustrados.

Para alguns, o estresse trata-se de um pequeno aborrecimento. Para outros, pode causar problemas significativos para eles e para as pessoas que estão próximos e até mesmo a Síndrome.

Quando uma pessoa está em estado de muito estresse, a sua testosterona pode diminuir e todo o estresse pode causar uma maior produção de cortisol.

Quando o cortisol (hormônio do estresse) aumenta, a produção de testosterona tende a ser atrapalhada, ou seja, quanto mais cortisol menos testosterona. E por fim, o estresse e ansiedade em homens é um dos principais fatores dessa oscilação hormonal.

Veja mais: Testosterona x Estresse.

Alimentação contra a Testosterona

A produção de testosterona se dá através dos testículos e para uma boa produção é necessária uma alimentação saudável e rica em nutrientes, como zinco e vitaminas A, B e D.

Quando ocorre uma alteração repentina na alimentação, como por exemplo uma dieta nova ou excesso de alimentação industrializada, proteínas e carboidratos ruins, os níveis de Testosterona podem ser diminuídos resultando na Síndrome do Homem Irritado.

Aprenda mais sobre uma dieta adequada para aumentar os níveis de Testosterona com um conteúdo exclusivo.

Veja mais: Alimentos que aumentam a Testosterona.

Insônia

Distúrbios do sono também causam queda na Testosterona, pois o descanso é essencial para que esse e outros hormônios sejam produzidos no organismo.

Idade

Pesquisas indicam que a Testosterona pode cair em até 2% ao ano nos homens à partir dos 35 anos de idade, e esse é um fator comum para o diagnóstico da síndrome (SHI).

Homens também possuem ciclos hormonais

O ditado diz:

" As mulheres são hormonais e os homens são movidos pela lógica. "

Mas a verdade é que os homens são tão hormonais quanto as mulheres. Portanto, os homens também possuem ciclos hormonais:

Existem ciclos diários onde os níveis de testosterona são mais altos pela manhã do que pela noite.

  1. A testosterona masculina sobe e desce quatro ou cinco vezes por hora.
  2. Uma oscilação no ciclo também ocorre mensalmente que é exclusiva para cada homem, mas o indivíduo pode acompanhar seu humor e reconhecer que está relacionado a alterações hormonais ao longo do mês.
  3. Os ciclos hormonais podem oscilar em homens na adolescência, mas também entre 40 e 55 anos existe o que chamamos de menopausa masculina ou andropausa.
  4. As mudanças hormonais nos homens que passam pela SHI ao longo da vida existem e estão relacionadas ao estresse.
  5. Existem ciclos sazonais com testosterona em níveis maiores em novembro e menores em abril.

Andropausa VS Síndrome do homem irritável: Segundo estudos, por mais que sejam parecidas, essas duas situações não podem ser confundidas, pois a Andropausa é um situação em que o organismo não produz Testosterona e a SHI pode ser apenas uma temporada onde o homem está passando por uma queda hormonal e que pode ser revertida naturalmente.

Leia o artigo até o final e conheça métodos de aumentar a testosterona naturalmente.

Veja mais: Testo Gold para aumentar a produção de testosterona.

SHI e Distúrbios Emocionais (estresse, ansiedade)

Segundo nossas pesquisas, outro fator que pode transtornar um homem à ponto de ele obter os mesmos sintomas de SHI é o estresse, ansiedade e outras patologias psicológicas.

Quando um homem é submetido a situações de muito estresse constantemente o seu corpo acaba acostumando com essa sensação e ele se vê sempre irritado e ansioso o que com certeza pode acarretar em uma depressão.

O que posso fazer para curar essa Síndrome?

Finalizando as notícias ruins, posso te dizer que a Síndrome do homem irritado pode ser resolvida e você homem deprimido ou extremamente estressado pode voltar a sorrir e a fazer a sua família feliz novamente.

família-feliz

Se você for ao médico provavelmente o tratamento desta síndrome será feito com o endrocrinologista ou urologista, que pode te indicar a reposição da testosterona através de comprimidos ou injeções.

Veja mais: Reposição hormonal, tudo que você precisa saber.

Dependendo do caso, pode ser recomendada a psicoterapia para controlar a irritabilidade, desânimo e outros sintomas causados pela síndrome do homem irritável.

Contudo, eu posso te afirmar que muitos homens que experimentaram uma nova vida/rotina com os passos para aumentar a testosterona naturalmente tiveram suas vidas renovadas, tanto no âmbito hormonal como emocional.

Como aumentar a testosterona naturalmente

Equilibre seus níveis de Testosterona

Como foi dito à cima, a SHI foi definida pelos baixos níveis de Testosterona nos homens e como essa queda hormonal causam transtornos na mentalidade e no físico masculino.

Algumas atitudes podem ser levadas em consideração para aumentar os níveis de Testosterona naturalmente sem precisar que sejam utilizadas alternativas como a Testosterona sintética, que trata-se de um tratamento complicado de se fazer.

Para aumentar a sua produção de Testosterona naturalmente, você pode começar com alguns passos simples de serem tomados.

Suplementos naturais

Os suplementos naturais para aumentar a Testosterona tem como objetivo ser um complemento em sua dieta, fornecendo ao seu corpo nutrientes que estimulam a produção máxima de Testosterona.

Além de beneficiar a sua produção hormonal, os suplementos agem melhorando outras diversas áreas da sua vida, como pele, imunidade, prevenção da diabetes.

Em específico posso te indicar um suplemento que além de aumentar a sua produção hormonal, fará com que o seu cérebro produza mais neurotransmissores bons melhorando sintomas do estresse e depressão, outros causadores da Síndrome.

Conheça: Testo Gold Premium.

Concilie os suplementos com os bons hábitos

Alimentação nutrida: Meu caro, fuja do açúcar e dos carboidratos ruins em excesso. Avalie alternativas saudáveis com nutrientes que aumentem a sua produção hormonal, como alimentos ricos em zinco e vitaminas A, B e D.

Conheça essa alimentação clicando aqui.

Exercícios: A Testosterona é produzida e sintetizada à partir do exercício físico. Uma grande porcentagem de homens sedentários possuem a Testosterona baixa.

Controle sua ira

Outro fator importante que fará com que seus hormônios voltem a ser produzidos são as formas de relaxamento e alternativas para amenizar o estresse, tristeza e ansiedade.

  • Observe os seus passos e as situações que mais te deixam irritado a ponto de explodir e resolva esses episódios imediatamente.
  • Pratique os bons hábitos (ditos à cima) que automaticamente o seu humor será melhorado.
  • Converse com as pessoas próximas à você e diga que atualmente o seu estado emocional não é dos melhores e explique sobre SHI.
  • Procure por terapias para melhorar o seu lado emocional.

Outros fatores:

  • Perca peso
  • Evite o consumo de álcool em excesso

Quero mostrar para o meu marido que ele possui SHI

casal-tpm-masculina

Pois bem, recebemos o seguinte e-mail que nos motivou a criar o atual conteúdo.

" Sou mulher e acho que meu marido está passando pela Síndrome, mas ele é aquele tipo de homem cabeça dura, que culpa todos e não reconhece que pode ter um problema emocional. Ele está sempre mau humorado e com preguiça, o que eu posso fazer para ajuda-lo? "

Bom, neste caso o ideal é que algumas atitudes sejam tomadas:

  • O ideal é que as pessoas mais próximas ao indivíduo com a Síndrome do Homem Irritável mostrem para ele de forma sútil que estão sofrendo com os maus tratos e com a insatisfação diária pela vida que esse homem está sentindo;
  • Procure um filme que trate sobre um homem mau humorado ou veja vídeos sobre assuntos emocionais e assistam juntos sem que ele saiba do objetivo, esse tipo de conteúdo fará com que ele se identifique e procure mais sobre o excesso de raiva;
  • Tente explicar para o homem a importância da Testosterona na vida dele e quais são as dificuldades que são enfrentadas quando o hormônio está baixo. Por incrível que pareça muitos não sabem sobre o hormônio masculino.
  • Mostre o Teste da Síndrome do Homem Irritável e peça carinhosamente que ele faça e entenda que pode estar sofrendo.

A síndrome do homem irritado pode ser tratada naturalmente desde que esse homem esteja disposto à pagar o preço pela felicidade.

Quer saber mais?

Veja: como aumentar a Testosterona naturalmente.

Conclusão

A Síndrome do homem irritável não é um bicho de 7 cabeças e com certeza pode ser tratada desde que o homem esteja disposto a mudar.

O indicado é que você tente as soluções naturais (caso elas ainda não sejam presentes em sua vida e tudo esteja sob controle) antes de se submeter a procedimentos com drogas e outras substâncias.