X

Está com a testosterona baixa?

Promoção Testo Gold para PIX Sim, ver solução
Mitos e Verdades: o que fazer para Aumentar a Imunidade

Mitos e Verdades: o que fazer para Aumentar a Imunidade - Vida Elite

Vida Elite | 0000-00-00 00:00:00 | Imunidade

Já assistiu aquelas lutas do UFC em que o lutador se defende de forma inacreditável de um soco? A defesa é tão bonita, que até ele mesmo não acredita que tem a capacidade de fazer isso.

E quando você aprende o que é e o que fazer para aumentar a imunidade, é exatamente o golpe que você pratica diariamente contra os vírus e bactérias que te rodeiam.

Inclusive, o melhor de tudo sobre imunidade é que quando você resolve fazer o básico para melhorar a sua saúde, você nunca mais vai querer parar.

Pois, aqueles espirros, nariz irritado e tosse por causa de um simples vento, não vai te incomodar mais.

Alcançar um sistema imunológico imbatível contra vírus e bactérias parecido com a defesa dos golpes dos lutadores de UFC é possível, desde que você esteja disposto.

E inclusive, leia até o final e entenda os mais famosos mitos e verdades sobre o que fazer para aumentar a imunidade, para que você não caia em nenhum golpe.

Antes de tudo, é importante que você entenda o que é a imunidade para saber com que está lidando.

O que é a imunidade?

Imagine os policiais, são os agentes da lei. Essas pessoas fardadas arriscam suas vidas para nos proteger contra pessoas má intencionadas.

A nossa imunidade age como os lutadores que se defendem de golpes e como os policiais que nos defendem de atitudes ruins.

Contudo, a imunidade age em resposta contra substâncias estranhas presentes no corpo, que inclusive atua pela ação de células de defesa e pela produção de anticorpos, ou seja, proteínas que combatem essas substâncias estranhas.

Portanto, a imunidade:

  • Evita o surgimento de doenças
  • A imunidade impede que uma doença progrida
  • Identifica e destrói células estranhas ou danificadas
  • Auxilia na prevenção do câncer
  • Protege contra bactérias, fungos e protozoários

Por ser tão importante para a nossa saúde e bem estar, é importante ficar atento sobre o que fazer para aumentar a imunidade.

Por que atitudes simples como exercícios físicos e alimentação podem ser extremamente úteis.

Mas, é importante que você se atente aos mitos e verdades sobre o assunto, pois a resposta a tais atitudes podem ser contrárias e acabar atrapalhando a sua imunidade.

o-que-fazer-para-aumentar-a-imunidade

O que fazer para aumentar a Imunidade

1 - Alimentação ideal para aumentar a imunidade

Você não pode correr disso, você é a sua alimentação.

Pode notar, uma pessoa que não come bem costuma apresentar indícios de desnutrição, palidez e até resfriados constantes.

Exatamente por causa da imunidade abalada pela falta de nutrição.

Portanto, comer de forma saudável é essencial se o seu objetivo for saber o que fazer para aumentar a imunidade.

O interessante é que você tenha uma dieta rica em frutas, verduras, proteínas e o balanço entre o carboidrato e gorduras.

Portanto, alguns alimentos específicos aumentam o poder do seu sistema imunológico. Confira:

  • Alho

Você deve ter visto como o preço do alho aumento no inicio da pandemia da Covid-19, justamente pelo seu poder imunológico.

E nós somos suspeitos para falar do alho, por que seus benefícios são inúmeros, inclusive para os hormônios. A alicina presente no alho estimula a resposta imunológica.

Veja mais: Como aumentar a testosterona com alho.

  • Gengibre

Sua vó ou sua mãe já devem ter feito um chá de gengibre com mel para a garganta, pois bem, o alimento é rico em antioxidantes e propriedades antibacterianas que fortalecem o organismo.

Veja mais: 3 poderosos chás para aumentar a imunidade.

  • Sementes de girassol

Zinco e Vitamina E, ambos essenciais para a saúde, que inclusive aumentam a imunidade e nos protegem contra substâncias tóxicas.

  • Alimentos ricos em zinco

Tudo que conter zinco é interessante para a sua imunidade, inclusive para você que vive resfriado, como por exemplo: sementes, carnes, feijões, ostras, amendoim.

Conheça: um suplemento de zinco + outros nutrientes importantes para sua disposição, ânimo e até mesmo imunidade.

  • Vitamina C: mamão, manga, caju, laranja, acerola, couve, brócolis
  • Ômega 3: azeite e peixes

Veja mais: 3 vitaminas para aumentar a imunidade com comprovação científica.

17 alimentos que aumentam a imunidade.

2 - Suplementação

A suplementação é um complemento da sua alimentação, são vitaminas, minerais e outras substâncias responsáveis pelo bom funcionamento do seu sistema imune. 

Portanto, caso você não consiga ingerir zinco, vitamina C, vitaminas do complexo B e outros nutrientes diariamente a partir da alimentação, uma suplementação pode ser bem-vinda.

Existem nas prateleiras das lojas de suplementação, lojas de produtos naturais e fármacias potes de suplemento de vitamina C, zinco e qualquer outra substância que você desejar com preços acessíveis. Por se tratar de um suplemento e não de um medicamento, não é necessária a receita médica, contudo, é importante a orientação médica para melhores recomendações.

Veja mais: 3 vitaminas para aumentar a imunidade com comprovação científica.

3 - Dormir é importante

Clicando aqui você vê um estudo realizado com 164 adultos saudáveis, aqueles que dormiam mais de 6 horas por noite são menos propensos a desenvolver resfriado.

Inclusive, você deve dormir um pouco mais quando se está doente para permitir que seu sistema imunológico lute contra a doença.

O ideal é que um adulto durma em média 7 horas por dia, portanto, se você quer realmente saber o que fazer para aumentar a imunidade, é importante que você durma um pouco mais.

Veja mais: como acabar com a insônia em 7 dias.

4 - Pratique exercícios moderados

Não adianta ficar 5 horas na academia, pois você está mais prejudicando sua imunidade, do que contribuindo.

E para você que não se mexe, já adianto que: você precisa largar o sedentarismo hoje mesmo se realmente pretende melhorar o seu sistema imunológico.

A princípio, posso começar dizendo que o exercício físico melhora o desempenho de vacinas, confira aqui.

Além disso, outro estudo mostra que os exercícios quando feitos com moderação diminuem a inflamação e contribuem com a regeneração das células do sistema imunológico.

Exemplos de exercícios:

  • Caminhada
  • Bike
  • Corrida
  • Natação
  • Musculação
  • Lutas

5 - Não deixe de beber água

Eu sei que as vezes com a correria do dia a dia é normal esquecer de beber água, mas, isso não pode acontecer se o seu objetivo é saber o que fazer para aumentar a imunidade.

Olha só o quanto você pode ser prejudicado se não beber água de forma adequada:

  • Desempenho físico prejudicado
  • Dores de cabeça
  • Falta de foco e concentração
  • Mau humor
  • Digestão, função cardíaca e renal prejudicadas

Todavia, a hidratação adequada se mostra à partir de uma urina amarela pálida.

6 - Controle seu estresse para uma imunidade poderosa

Já percebeu que muitas pessoas estressadas vivem reclamando de alguma dor no corpo?

Logo, o estresse de longo prazo promove inflamação, bem como desequilíbrios na função das células imunológicas, confirme com esse estudo.

Mitos e verdades: o que fazer para aumentar a imunidade

"O chá milagroso para aumentar a imunidade."

"Suplemento dos deuses para aumentar a imunidade."

Será que essas evidências realmente melhoram e aumentam as nossas células de defesa?

Verdades: o que fazer para aumentar a imunidade

  • Alimentação: As frutas, vegetais e peixes contribui muito com o sistema imunológico.
  • Suplementos: os suplementos contêm nutrientes que melhoram o sistema imunológico, desde que você necessite a suplementação, ou seja, você não possui uma alimentação saudável.
  • Exercícios físicos: as atividades físicas desde que sejam moderadas fazem sim muito pela sua imunidade, pois contribuem com uma maior resistência a infecções, melhora do humor e sistema cardiorrespiratório e diminuição do estresse.
  • Leite materno: o leite materno é a alimentação mais nutritiva para a imunidade de um bebê.

Mitos: o que fazer para aumentar a imunidade

  • Vitamina C: a vitamina C não é necessária quando você já está gripado, ela funciona como um fortalecedor da imunidade, caso você já adquira a vitamina C na alimentação ou por meio de suplementos, não é necessário ingeri-la quando estiver em uma situação gripal.
  • Laticínios: algumas pessoas acreditam que os laticínios promovem a produção de muco, portanto você deve evitá-los quando estiver doente, porém isso é um mito e você pode sim ingerir esse tipo de alimento.
  • Bebidas desidratantes: alguns dizem que bebidas como café e chá com cafeína devem ser evitados quando você estiver doente, portanto, isso é um mito. Além disso, a longo prazo, pessoas que bebem de três a quatro xícaras por dia correm um risco menor de doenças cardíacas, câncer, doença de Alzheimer e diabetes do que aqueles que se abstêm.
  • Vitaminas e suplementos: se você já tem uma alimentação rica em nutrientes, a sua imunidade já está em boas mãos. Os suplementos e vitaminas para imunidade devem ser utilizados por pessoas que não possuem uma boa nutrição à partir dos alimentos.

Conclusão: o que fazer para aumentar a imunidade

Não é um bicho de 7 cabeças, não é mesmo?

É necessário que você agregue ou continue com algumas atitudes que são poderosas para aumentar a sua imunidade e contribuir com a sua saúde geral.

Esse artigo mesmo que reduzido, quis passar à você que viver bem está ao seu alcance, e você pode começar hoje mesmo.