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8 sintomas da falta de Vitamina D mais comuns

8 sintomas da falta de Vitamina D mais comuns - Vida Elite

Vida Elite | 0000-00-00 00:00:00 | 

A falta de vitamina D é causada geralmente pela falta de exposição solar da forma certa e adequada, idade superior a 50 anos, maior pigmentação da pele e morar um local em que a pele não é exposta ao sol regularmente também é um motivo dessa deficiência.

Comer poucos alimentos ricos em vitamina D também faz parte dessas causas. São fontes de vitamina D os alimentos de origem animal, como o leite, queijo, fígado, salmão e atum.

Além dos sintomas da carência de vitamina D, os especialistas confirmam o fato através de um exame de sangue ou através da saliva. 

" Você sabia que no mundo cerca de 1 bilhão de pessoas possuem baixos níveis de vitamina D no sangue? "

Contudo, a carência desse nutriente as vezes não é notada e esse é um problema, pois com o passar tempo podem aparecer os seguintes sintomas ainda mais agravados:

  • Dores nos ossos;
  • Fraqueza nos ossos, principalmente os do quadril, pernas e coluna, que com a ausência da vitamina D podem se quebrar facilmente;
  • Dificuldade para dormir;
  • Sensação de fadiga, fraqueza e mal-estar;
  • Dores musculares;
  • Osteoporose;
  • Sistema imunológico fraco;
  • Atraso no crescimento dos dentes dos bebês e crianças;
  • Depressão e ansiedade;
  • Retardo do crescimento nas crianças;
  • Indisposição.

Sim, todos esses sintomas estão relacionados a ausência de vitamina D. Se estiver sentindo algum desses sintomas, regular os níveis de vitamina D a partir do banho de sol é um passo primordial. 

Para tanto, pessoas de pele clara devem ficar 20 minutos expostas ao sol diariamente, e as pessoas de pele escura devem ficar cerca de 1 hora expostas ao sol, sem protetor solar pela manhã ou no final da tarde.

Nós do blog Vida Elite vamos falar um pouco mais sobre os 8 sintomas da ausência de vitamina D mais comuns (que estão grifados na lista acima) e também mostraremos maneiras naturais de equilibrar os níveis da vitamina no organismo.

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5 Sintomas da falta de Vitamina D

A vitamina D é um elemento que não pode faltar em nosso corpo e organismo, pois ela desempenha funções muito importantes para a saúde geral.

A substância é responsável por metabolizar o cálcio e o fósforo no nosso organismo, portanto é imprescíndivel para os ossos e a deficiência da vitamina prejudica muito essa área da nossa vida. O corpo também envia outros sinais quando a vitamina D está baixa, veja.

1 - Ficar doente e resfriado com frequência 

A vitamina D é essencial para regular o nosso sistema imunológico, aquele sistema de defesa que previne e trata doenças e infecções, inclusive, de doenças autoimunes, como esclerose múltipla e artrite reumatoide.

Essa vitamina é muito poderosa para a imunidade, porque ela interage diretamente com as células responsáveis por combater infecções. Além disso, vários estudos comprovam que tomar suplementos de vitamina D em uma dosagem de até 4.000 UI por dia, é capaz de reduzir infecções do trato respiratório.

No entanto, quando baixa é possível que a gente fique gripado e resfriado facilmente, o mais indicado é que você se atente aos seus níveis de vitamina D.

2 - Problemas para dormir

A insônia e apnéia também está associada a falta de vitamina D, são doenças que dificultam as noites de sono de quem possui, fazendo com que a pessoa fique cada dia mais cansada e indisposta.

3 - Ossos fracos

Já falamos sobre a absorção do cálcio que a vitamina D também é responsável, esse é um dos motivos do por que a vitamina desempenha um papel tão importante na saúde óssea, portanto, os níveis baixos de vitamina D levam a osteoporese e fraturas.

Outro ponto são as mulheres na pós-menopausa que se estiverem com deficiência da vitamina, elas podem sentir dores nas costas.

Caso esteja com dores nos ossos e articulações é importante que você analise seu corpo, porque este pode ser um sinal da falta de vitamina D.

4 - Indisposição

Sabe como é sentir como se todos os dias fossem segunda-feira de manhã? 

Saiba que o cansaço extremo e fadiga é um sinal como da vitamina D baixa no organismo. 

Uma mulher que sentia muitas dores de cabeça e cansaço extremo tinha um nível de Vitamina D de apenas 5,9 ng / ml, o que é considerado extremamente baixo. Após tomar o suplemento e regular os níveis de vitamina D para 39 ng / ml e o sintomas da deficiência desapareceram.

5 - Distúrbios mentais

A vitamina D contribui para a produção de serotonina, o conhecido hormônio da felicidade, um neurotransmissor que ajuda a manter o nosso sistema nervoso cada dia mais equilibrado.

Portanto, mau humor, irritabilidade, melancolia, ansiedade e oscilação do humor também podem ser sintomas da baixa vitamina D no organismo.

6 - Perder cabelo

Você sabia que perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia?

Porém, não podendo ultrapassar disso, o cabelo caindo muito também é um sinal de níveis inadequados de vitamina D. Quanto maior a falta de vitamina D no organismo, mais cabelo você perde.

7 - Dores musculares

Algumas evidências mostram deficiência de vitamina D em adultos e crianças que sofrem com dores musculares.

Entretanto, acredita-se que essa dor acontece porque o receptor da vitamina D está presente nas células nervosas chamadas nociceptores, que sentem a dor. Com isso, um estudo realizado em ratos mostrou que a deficiência pode levar a dor e a sensibilidade por causa da estimulação de nociceptores nos músculos.

8 - Baixa testosterona

Um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism informou que a baixa quantidade de vitamina D no organismo reduz os níveis da testosterona.

Exame que mede a falta de Vitamina D

Como todo bom diagnóstico, o médico vai te perguntar se você se expõe ao sol de forma adequada e regular e se você consome alimentos ricos em vitamina D. Outro ponto que faz o especialista desconfiar de que você pode ter deficiência de vitamina D é o surgimento de osteopenia ou osteoporose, principalmente em idosos.

Para concluir o diagnóstico da baixa taxa de vitamina D, é feito um exame chamado 25-hidroxivitamina D, recomendado pelo clínico geral ou pediatra, e os valores de referência são:

  • Deficiência grave: menor que 20 ng/ml;
  • Deficiência leve: entre 21 e 29 ng/ml;
  • Valor adequado: a partir de 30 ng/ml.

Principais causas da falta de vitamina D no organismo

Como já vimos no inicio do texto, as principais causas da insuficiência de vitamina D é o baixo consumo de alimentos que contém a vitamina, falta de exposição solar e peles mais escuras, a carência da vitamina D também pode ser causada por:

  • Pedras na vesícula, lúpus, doença de Crohn e celíaca;
  • Fibrose cística;
  • Síndrome do intestino curto e síndrome metabólica;
  • Pele escura;
  • Não comer peixe ou laticínios;
  • Exposição ao sol sempre com protetor solar;
  • Passar muitas horas no trabalho ou dentro de casa;
  • Obesidade.

Contudo, sempre é necessária uma avaliação com um especialista para avaliar todas essas possíveis causas, sendo assim ele vai te indicar um tratamento mais adequado que inclui exposição solar, suplementos de vitamina D e alimentos que contenham a substância, veja exemplos logo abaixo.

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Como regular a Vitamina D no organismo

Fontes de vitamina D

Não preciso falar que a partir de hoje você de pele clara vai ficar 20 minutos por dia com o corpo exposto ao sol e você de pele escura vai ficar 1 hora com o corpo exposto ao sol.

Além do sol, outra opção para adquirir a Vitamina D é através da alimentação, comumente cerca de 20% da quantidade correta diária da vitamina D é alcançada através dos alimentos que você come. Mesmo que não seja o suficiente, ela pode contribuir muito para manter bons níveis de Vitamina D. Alguns alimentos são: 

  • Atum
  • Sardinha
  • Ovo
  • Queijo cheddar
  • Carne bovina

Quando tomar os suplementos de vitamina D

Outra opção bastante famosa entre os atualizados do mundo da saúde e boa forma, são os suplementos de Vitamina D, tratam-se de cápsulas com quantidades suficientes da vitamina para o organismo.

Mesmo que os suplementos não precisem de receita, é importante a recomendação médica antes de iniciar um tratamento. Contudo, os suplementos que estão disponíveis no mercado e são fáceis de serem encontrados é a vitamina D3.

A vitamina D é um dos suplementos que nunca falta na lista dos adeptos a suplementações, mas no geral a vitamina D é tomada quando moramos em um lugar onde a exposição solar é pouca e também quando não comemos os alimentos ricos de vitamina.

Veja mais: suplementos de vitamina D, benefícios e como tomar.