X

Está com a testosterona baixa?

Promoção Testo Gold para PIX Sim, ver solução
8 como cuidar de cabelo cacheado e crespo para ficar livre da tesoura | #joãobbb

8 como cuidar de cabelo cacheado e crespo para ficar livre da tesoura | #joãobbb - Vida Elite

Vida Elite | 0000-00-00 00:00:00 | 

Você já sabe o poder que seu cabelo cacheado ou crespo tem, o volume, a textura e o balanço. Os famosos também assumem seus lindos cabelos como o João do BBB21, a atriz Taís Araujo e a Rihanna. É incrível o poder de emponderamento que esses cabelos trazem e beleza refletida no rosto de quem possui. 

Contudo, a falta de conhecimento sobre a curvatura dos fios faz com que as pessoas não dediquem aos cabelos os cuidados necessários. A falta de oleosidade, o aspecto seco e até os embaraçamentos fazem com que muitos desistam dos seus encaracolados e optem pela tesoura, mesmo sem ter vontade de fazer isso.

Mas, o jogo com seus cabelos cacheados ou crespos muda quando você aprende a lidar com as madeixas e quais são os passos essenciais para ficar livre da tesoura. O melhor de tudo isso é saber que esses cuidados são fáceis e simples de aplicar e além disso, não tomam muito do seu tempo.

Continue lendo esse conteúdo por que além de ter acesso de forma simples aos cuidados essenciais para um black power dos sonhos, você precisará de um caderno para anotar uma receitinha maravilhosa para cuidar dos seus fios.

Quais são os cuidados com os encaracolados e crespos?

Por mais confuso que seja de entender, os cabelos cacheados e crespos são os mais sensíveis, portanto os 8 tópicos que será citados agora são de extrema importância para vocês crespas e cacheadas, comecem hoje a ver os fios com cuidado redobrado. Tenha o dom de deixar os cabelos lindos, protegidos e cada vez mais fortes e livres da tesoura.

1 - Lavagem

Você que usa cachos e crespos a algum tempo sabe que esse tipo de cabelo é mais ressecado e tem a raiz seca longe da oleosidade, fazendo com que a necessidade de lavagem não seja tão frequente como para uma pessoa que possui o cabelo liso.

Portanto, digamos que um bom período entre uma lavagem e outra é de 3 em 3 dias. Mas, tenham alguns cuidados na lavagem das madeixas:

  • Divida o cabelo em mechas para lavar
  • Tente um truque diferente, que é utilizar o condicionador antes do shampoo, prática que pode proteger a oleosidade natural dos seus cabelos
  • Ao invés do truque acima, você também pode experimentar um pré-shampoo, que é uma substância utilizada para diminuir os efeitos ruins que o shampoo pode causar
  • Nunca durma com os fios molhados e use shampoos hidratantes que possuem óleos, como óleo de côco, jojoba e rícino

Você também não pode usar água quente no cabelo, pois além de ressecar e danificar a fibra, você também remove a oleosidade natural dos fios crespos.

Assim como a água quente, o shampoo é um adstringente que retira o óleo do fio fazendo com que eles fiquem ressecados, portanto aplique o shampoo apenas na raiz massageando com os dedos (jamais com as unhas) limpando o couro cabeludo que automaticamente o shampoo vai escorrer até as pontas.

Não esfregue o cabelo na lavagem, especialmente as pontas!

2 - Na hora de pentear o cabelo cacheado e crespo

Penteie suas madeixas com carinho, nunca com o cabelo seco, divida em partes e utilize cremes. Puxar o cabelo com força pode causar até a alopecia por tração, que é uma forma de perda de cabelo adquirida que resulta de uma tensão prolongada ou repetitiva no cabelo do couro cabeludo. Situação comum em pessoas com cabelos crespos.

Não desembarace seus cabelos todos os dias e quando desembaraçar faça de baixo para cima. Escolha pentes de dentes largos ou até uma escova de cerdas de javali.

Você também pode desembaraçar os cachos durante o banho após a aplicação do condicionador. E quando prender o cabelo dê uma puxadinha no elástico.

3 - Produto para cabelo cacheado e crespo

Adicione óleos na finalização e cremes indicados para o seu tipo de cabelo, que vão hidratar e modelar seus cachos tipos 3 e 4. Teste diferentes formatos, como géis, mousse e ativador de cachos. Faça uma finalização bem feita para que ela dure até sua próxima lavagem.

Qual seu tipo de cabelo?

Entenda qual o seu tipo de cabelo, já que os fios não são todos iguais, mesmo sendo crespos. 

Identifique seu fio na imagem abaixo, os tipos de fios são:

cuidar-cabelo-cacheado-crespo

4 - Evite esses produtos

Utilize shampoos sem sulfato para que seu cabelo acorde lindo pela manhã, opte por óleo vegetal e sem parafina, nada de vaselina.

Toda precaução é necessária quando o assunto é salvar os fios crespos, portanto, uma boa sacada para cuidar dos cabelos é utilizar xampu sem sal que proporciona uma limpeza menos invasiva.

5 - Se quer o cabelo grande, cuide das pontas secas ao invés de cortar

Para cabelos lindos e fortes, a hidratação é extremamente necessária, portanto se você quer ter cabelos longos e ainda não colocou dicas para cabelos básicas como essas em prática, não comece pela tesoura, hidrate antes de cortar.

Se você sempre cortar o cabelo toda vez que ele estiver com o aspecto ressecado sem ao menos adotar uma rotina de hidratação e cuidados, o seu cabelo nunca vai crescer, portanto, pratique o básico de cuidados que as suas madeixas precisam.

Mas, sim, pelo fato do cabelo cacheado e crespo ser secos por natureza, é preciso cortar pelo menos 1 centímetro a cada 3 meses. Atitude que vai agregar no formato dos seus cabelos, na saúde e no volume desejado.

6 - Toalha e travesseiro

Alguns tecidos são prejudiciais aos cachos, e o nosso objetivo é te ajudar a ter os cabelos cada dia mais hidratados e longe dos frizz. Portanto, abandone a fronha de algodão por que ela causa atrito. Utilize cetim ou seda.

A toalha a mesma coisa, troque sua toalha tradicional áspera por um tecido de algodão ou mesmo uma camiseta velha que você não usa mais. Mesmo trocando a toalha, é importante que você aperte-a contra os fios e retire o excesso de água, nunca esfregue os cabelos como alguns homens costumam fazer.

7 - Tome vitaminas para fortalecer o cabelo e unhas

As vitaminas são essenciais para a nutrição do seu corpo, os cabelos e unhas também estão dentro do pacote para se manter saudáveis e fortes. Pesquisas mostram que deficiências nutricionais causam queda de cabelo.

Tome vitaminas em cápsulas que fortalecem as unhas e cabelos, como as vitaminas A , C , D e E, biotina, niacina, ferro e até mesmo uma substância chamada colageno.

Uma boa nutrição é mais recomendável através da alimentação, coma carnes, oleaginosas, ovos, espinafre, couve, semente de girassol, morango, pimentão, fígado, salmão, nozes e lentilha.

8 - Uma tratamento para o seu cabelo

Pode ser o cabelo mais alinhado do mundo, ele também precisou de hidratação em algum momento. No caso dos cachos e crespos, pelo ressecamento natural desse tipo de fio, a hidratação precisa ser seguida como uma lei.

Se houver necessidade, hidrate seus fios sempre que lavar ou escolha e SIGA uma rotina, como por exemplo hidratar as madeixas 1 vez por semana ou em uma lavagem sim e outra não. 

Já ouviu falar em umectação?

Bom, você já sabe que os óleos são essenciais para cuidar do cabelo cacheado/crespo e para ter mais beleza e saúde nos fios, por isso que a umectação é a queridinha dos encaracolados. Veja um exemplo e como fazer.

Ingredientes: meia colher de sopa de óleo de coco e meia de óleo de abacate.

  • Coloque a mistura em uma jarra de vidro dentro de uma panela com água quente.
  • Deixe os óleos aquecerem por 2 minutos e coloque no pulso para verificar se está morno.
  • Estando morno, aplique no couro cabeludo até as pontas dos cabelos com eles secos e sujos.
  • Deixe agir por 20 minutos e enxague bem, lave e condicione. 

Dicas extras para cuidar dos cabelos

Finalização

Principalmente para aqueles que estão enfrentando a transição capilar e ainda possuem duas texturas nos cabelos, utilize técnicas de finalização para deixar os cachos mais volumosos, lindos e difinidos.

As cacheadas e crespas podem utilizar a fitagem, uma forma rápida e eficaz de controlar os cachos:

  • Com os cabelos lavados e desembaraçados
  • Divida o cabelo em mechas e aplique o creme mecha por mecha
  • Passe os dedos entre as mechas como se os cachos fossem fitas
  • Aguarde o cabelo secar, com controle, definição e longe dos frizz

Aposte na finalização, não faça de qualquer jeito ou com pressa, para que o seu cabelo fique lindo até a próxima lavagem. 

Na hora de dormir

Já citamos hoje a fronha de cetim ou seda para que os cachos acordem no lugar, portanto, você também pode optar por dormir com uma touca de cetim.

Calor

Além da água quente, o cabelo crespo e cacheado precisa ficar longe de chapinha, babyliss e secador, pois todos esses fatores deixam os cabelos ainda mais secos.

O sol também é um fator extressante para os fios, por isso antes de expor a cabeleira no sol, utilize cremes com fator UV e nunca esqueça os defrizantes com proteção térmica quando for utilizar o calor para secar os fios.

Day-after

Acordou com o cabelo todo desorganizado mas não está no dia da lavagem? 

  • Faça uma mistura com o seu creme ativador de cachos que possui óleo na composição com um pouco de água e coloque em um borrifador.
  • Borrife por toda a extensão dos fios, só não borrife no couro cabeludo, e defina os cachos com o dedoliss (enluve mechas no seu dedo e solte) ou amasse os cabelos com delicadeza.
  • Não passe as mãos no cabelo durante todo o dia, para que não fique com o aspecto ressacado e não destrua a definição.