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Como ter mais energia e ser uma pessoa mais DISPOSTA [5 passos fáceis]

Como ter mais energia e ser uma pessoa mais DISPOSTA [5 passos fáceis] - Vida Elite

Vida Elite | 15/05/2020 | Disposição

Está sentindo um cansaço extremo, desânimo e indisposição que está afetando muito sua vida?

Esse artigo conta com 5 passos fáceis sobre como ter mais energia e vai te ajudar a ter uma boa qualidade de vida.

Fique ligado no último passo que é extremamente eficaz.

O cansaço extremo atrapalha a sua vida [pode ser grave]

A falta de energia, sonolência, cansaço extremo, desânimo e indisposição podem ser resultados de vários fatores, como problemas hormonais, doenças e até mesmo depressão.

Por esse motivo é tão importante que você se auto analise para verificar o que pode estar ocorrendo com você.

Responda as perguntas abaixo para iniciar uma analise

  1. Possui históricos de parentes com problemas de diabetes, cardiovasculares, pulmonares ou emocionais na família?

  2. Está se dedicando a alguma dieta nova ou é uma pessoa que não dedica tempo a uma alimentação saudável?

  3. Você se acha uma pessoa ansiosa e estressada?

  4. É homem e acha que está com a Testosterona baixa?

  5. Não possui bons hábitos, como praticar atividades físicas, planejar seus objetivos e se dedicar a uma boa noite de sono?

Nosso conteúdo irá abordar esses 5 tópicos para que você entenda se o seu cansaço extremo é por motivos patológicos ou maus hábitos e como você pode aumentar a sua energia.

1. Elimine doenças graves

Provavelmente você já batalhou, teve dias corridos onde precisou que o seu corpo e sua mente fizessem milagres para te manter de pé.

E se você é uma pessoa ativa, é impossível que não tenha notado o excesso de cansaço que está tomando conta da sua vida.

Portanto, é essencial que antes de qualquer atitude, os exames de rotina estejam em dia, para que sejam descartados problemas como:

  • Anemia

  • Tireoide

  • Diabetes

  • Problemas cardiovasculares

  • Problemas pulmonares

2. Já ouviu falar em fome oculta?

Se você é um pessoa saudável que ingere todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo, provavelmente nunca tenha escutado o termo fome oculta.

A questão é que quando um pessoa quer aprender sobre como ter mais energia, ela deve se manter de olho como uma águia em sua alimentação, mesmo pessoas saudáveis podem apresentar a fome oculta e não sabem.

Pois bem, a fome oculta trata-se da falta de nutrientes no corpo que exercem papéis importantes no organismo.

Substâncias como vitaminas e minerais que agem na engrenagem de nossa saúde, responsáveis pela produção de hormônios, enzimas e antioxidantes.

Sintomas da fome oculta:

  • Sonolência

  • Falta de foco e concentração

  • Mau humor

  • Imunidade graca

  • Cansaço extremo

  • Falta de energia logo no início do dia

  • Câimbra

  • Queda hormonal (testosterona)

Além de todos esses sintomas da fome oculta, uma pessoa que está nessa situação de nutrição pode entrar em uma anemia profunda e apresentar problemas metabólicos.

Causas da fome oculta

Com certeza a maior causa da fome oculta é o difícil acesso a alimentação de qualidade.

Mas, outros grupos de pessoas também pode adquirir a fome oculta de acordo com o seu estilo de vida:

  • Rotina corrida onde o indivíduo não possui tempo para se alimentar

  • Dietas extremamente restritivas

  • Gastar muita energia e não repor os nutrientes que foram perdidos com uma alimentação adequada

  • Ingerir muitos alimentos industrializados que não possuem qualidade nutritiva

Caso você se enquadre nesses grupos, mude agora a sua rotina alimentar e descobrirá como ter mais energia em pouco tempo de prática.

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Como ter mais energia e vitalidade acabando com a fome oculta?

A fome oculta pode ser extinguida de sua vida com atitudes simples e altamente eficazes.

O indicado é que você valorize sua alimentação como prioridade e dedique um tempo para preparar alimentos com nutrientes, dietas ricas em vitaminas do complexo B, minerais, proteínas, carboidratos e antioxidantes.

Alguns alimentos são: Ovos, carnes magras, oleaginosas e sementes, folhas verde-escuras, legumes e frutas.

Caso seja impossível para você por conta da rotina preparar uma alimentação rica em nutrientes, invista em suplementos alimentares que podem te fornecer a nutrição necessária, porém em cápsulas.

Alguns suplementos são: Complexo B, vitamina A e D, ácido fólico, ferro, cálcio, zinco e magnésio.

3. Como ter mais energia eliminando problemas emocionais

A depressão geralmente é a maior causadora da insistência das pessoas em iniciarem o dia querendo permanecer na cama sem vontade de fazer absolutamente nada (estudo), portanto, é um quadro que precisa ser revertido quando o tema é como aumentar a energia.

Como ter mais energia amenizando o estresse e ansiedade

O estresse rouba muito da nossa energia e da lugar ao cortisol e adrenalina, substâncias que em grandes quantidades afetam os neurotransmissores dificultando uma boa noite de sono e causando ansiedade.

Tente se dedicar ao gerenciamento do seu estresse e valorize momentos relaxantes se dedicando a coisas que você goste de fazer.

Como ter mais energia tratando a sua depressão

As forças para iniciar um novo dia simplesmente somem quando o assunto é depressão, geralmente os sintomas vem acompanhados de um vazio imenso no peito, falta de concentração e alterações no apetite.

  • Faça o uso da meditação

  • Procure grupos de ajuda ou terapia com um especialista

  • Motive-se com seus sonhos e atividades físicas

4. Cansaço extremo por baixa Testosterona (Homens)

Os nossos hormônios precisam de nutrientes para serem produzidos, pessoas com baixa nutrição são extremamente magras, cansadas e pálidas.

Os homens quando estão com problemas hormonais, provavelmente podem estar com deficiência de nutrientes, principalmente o Zinco, magnésio e Vitamina D.

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Especialmente para os homens que apresentam sintomas como:

  • Falta de energia e cansaço extremo

  • Baixo desejo e potência sexual

  • Dificuldade no crescimento de pelos e cabelos

  • Excesso de gordura ou diminuição dos músculos

Esses são os principais sintomas da queda da testosterona tanto em homens jovens quanto em homens da terceira idade, portanto, repor nutrientes para aumentar a produção de testosterona pode ser uma boa quando o assunto é como ter mais energia.

Veja mais: suplementos para aumentar a produção de testosterona.

5. Cansaço extremo pela ausência dos bons Hábitos

As vezes os bons hábitos para uma vida melhor, mais saudável e mais enérgica acabam ficando de lado por conta da ambição e pressa para alcançar os sonhos, porém, esquecemos de lembrar que para conquistar o que queremos na vida, precisamos saber como ter mais energia.

Cansaço extremo por Sedentarismo

Pessoas que dormem muito ou que não tem o costume de caminhar pelo menos um pouco durante os dias, apresentam quadros de indisposição, desânimo físico e até mental.

Isso por que se exercitar traz benefícios para o sistema imunológico e metabólico afastando o cansaço e indisposição. Além disso, exercícios físicos disparam hormônios bons em nosso cérebro fazendo que nos tornemos pessoas mais ativas e dispostas.

Como ter mais energia acabando com o sedentarismo

Você não precisa se tornar um "Body builder", deixar o ônibus ou o carro para ir apé em uma caminhada de 15 minutos diários já mostra para o seu corpo como ter mais energia e disposição.

Porém, trata-se de um tratamento, você precisa seguir uma rotina diária para que note os benefícios das atividades físicas.

Energia mantendo nivelado os níveis de açúcar no sangue

Quando demoramos muito (5 ou 6 horas) de uma refeição para outra, o pico de açúcar é aumentado durante a refeição e logo despenca pelo tempo sem ingerir nenhum tipo de energia (alimento).

O ideal é que os níveis de açúcar sejam nivelados com a alimentação feita de 4 em 4 horas para que os níveis de energia em nosso corpo sejam mantidos.

Reduzir a exposição a luz 2 horas antes de dormir

É um hábito nos dias atuais apenas desgrudar do celular na hora de dormir, portanto, saiba que as luzes brilhantes logo antes de dormir interferem na produção de melatonina, substância que envia um sinal ao corpo informando que é hora de dormir.

Neste caso, mostra-se a importância em como ter mais energia concretizando boas noites de sono de no mínimo 8 horas por noites.

Porém, não seremos hipócritas, pois sabemos que para algumas pessoas é impossível dormir tanto assim. Neste caso:

  • Prepare seu quarto com pouca luz, o escuro melhora a qualidade do sono

  • Tente ficar longe de luzes brilhantes por no mínimo 1 hora antes de se preparar para dormir

  • Diminua o brilho dos seus eletrônicos para que sua exposição a luz pela noite não seja tão agressiva

Tente dormir sozinho

Para ter saber como ter mais energia e acabar com a indisposição, o ideal é que você durma bem durante à noite.

Estudos mostram que dormir em conjunto com alguém pode atrapalhar o sono, portanto para pessoas casadas eu sei que não é legal fazer isso.

Invista em camas maiores, que dão conforto a ambos e espaços adequados para se mexerem sem atrapalhar o sono do parceiro.

A hidratação é uma fonte de energia

Especialistas afirmam que a desidratação causam cansaço extremo e fadiga, além de contribuir para falta de foco e atenção.

A ausência da água durante o dia é comum na vida de muitas pessoas, lembrar de tomar água as vezes é a última atitude do dia, fazendo com que a energia seja roubada e trazendo malefícios aos órgãos.

Caso a água seja o seu problema, você pode ingerir outros líquidos desde que não exagere no açúcar, como chás e sucos.

Multiplique seu peso por 35ml e terá o resultando do quanto mínimo você precisa de líquidos durante o dia.

Tome um banho de sol todos os dias

O preconceito com o sol é muito comum nos dias atuais, portanto, te informamos que 20 minutos de sol durante o dia não vai queimar a sua pele e sim fará com que sua disposição e humor melhore.

Um pouco de vitamina D fornecida pelo sol diariamente pode acabar com o seu mau humor e vontade de ficar na cama o dia todo.

Tire um pequeno cochilo

Principalmente para você que trabalha muito e precisa aprender como ter energia para dar atenção para o filho quando chegar em casa.

Apostar em 20 minutos de cochilo em algum momento do seu dia pode renovar a sua vitalidade e até mesmo sua memória e atenção para trabalhos e estudos.

O alongamento te torna mais disposto

Tanto para trabalho em pé quanto para trabalhos sentados, o hábito de lubrificar as articulações com alongamentos é uma ótima opção para ter mais energia.

Outro ponto maravilhoso do alongamento é o despertar e relaxamento do corpo e redução dos riscos de doenças na coluna.

Respire corretamente

Pode reparar que a maioria das pessoas ao seu redor possuem uma respiração rápida e intensa.

Essa atitude promove o estresse e torna as pessoas mais fadigadas e cansadas. O hábito de manter uma respiração adequada e profunda oxigena o cérebro melhora o humor ajudando até mesmo na tomada de decisões.

Alivie sua Carga

As vezes levamos como nossas obrigações tarefas que não cabem a nossa responsabilidade ou não cabem nas nosas 24horas do dia, portanto, verifique e analise o que você prioriza como importante.

Planeje seu dia para adequar a energia que você tem em si em suas atitudes, como trabalho, estudos, relacionamentos e prazeres.

E como uma observação, pedir ajuda quando preciso não é pecado e está ao seu alcance.

Sexo 

O sexo libera bons hormônios como dopamina, endorfina e serotonina e afasta o cortisol (hormônio gerado pelo estresse) portanto, nada melhor do que o sexo matinal para dar inicio a um dia calorozo ou quando chegar do trabalho para ter uma boa noite de sono.