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17 alimentos para aumentar a imunidade essenciais para suas refeições | Vida Elite

17 alimentos para aumentar a imunidade essenciais para suas refeições | Vida Elite

Vida Elite | 12/02/2021 | Imunidade

Em tempos de COVID-19 qualquer alternativa adicional de contribuir com o sistema imunológico é bem-vindo. Os alimentos para aumentar a imunidade como laranja, acerola, couve, sementes e peixes podem ser seus aliados quando o assunto é saúde.

As frutas, vegetais, sementes e frutos secos contribuem para a proteção das células do organismo quando o assunto é prevenção contra o câncer, combater infecções bacterianas, virais ou fúngicas, além da redução de processos inflamatórios que podem estar atuando no corpo de forma oculta. 

Assim sendo, quando a nossa imunidade está baixa, o nosso organismo fica impossibilitado de nos defender contra invasores, facilitando, então o desenvolvimento de grandes infecções e quadros de gripes.

Neste caso, se você está percebendo que sua imunidade está baixa, é imprescindível realizar ajustes nas refeições, com alimentos ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o sistema imunológico.

É essencial atingir a recomendação diária desses nutrientes, sendo assim, você já melhora a defesa do seu organismo contra doenças.

Não hesite em incluir esses alimentos que aumentam a imunidade em seu cardápio hoje mesmo, pois muitos deles são facilmente encontrados nas prateleiras dos mercados.

Uma dica: para aqueles dias corridos em que não deu tempo de passar no mercado ou preparar algo saudável para se alimentar, você pode complementar as suas refeições com as vitaminas para imunidade baixa clicando aqui.

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17 alimentos para aumentar a imunidade 

1. Oleaginosas

Os adultos precisam de cerca de 15 mg de vitamina E por dia.

Nozes, castanhas, óleos vegetais e amêndoas são ricos em zinco e vitamina E, ambos nutrientes que agem no combate à diminuição da imunidade principalmente em idosos por conta da idade avançada.

Conheça: Um suplemento rico em zinco capaz de melhorar seu ânimo, disposição, hormônios e ainda contribuir com a sua imunidade.

2. Morango

A vitamina C antioxidante presente no morango fortalece as suas defesas naturais do organismo, pois ela aumenta a produção das células do sistema imune. 

Portanto, você pode aumentar a resistência a infecções respiratórias e sistêmicas e prevenir doenças consumindo de 100 a 200 mg de vitamina C diariamente. Além do morango, você pode adicionar em sua rotina a acerola, laranja e o kiwi.

3. Batata doce

Caso você já faça exercícios físicos, a batata doce não é uma novidade em sua vida.

Rica em Vitamina A e C essenciais para a imunidade, a batata doce possui antioxidantes que auxiliam o fortalecimento e desenvolvimento do sistema imunológico. Sendo assim, a vitamina A é importantíssima para sua alimentação, por possuir um efeito terapêutico durante o tratamento de diversas doenças infecciosas.

4. Gengibre

Gengibre com limão e mel, minha mãe faz para eu tomar até hoje!

Você deveria fazer o mesmo na sua casa com sua família, pois o gengibre é rico em vitamina C e B6, possui uma ação bactericida e combate dores e inflamações de garganta. Além de todo seu potencial termogênico e anti-inflamatório.

5. Sementes de girassol

Os radicais livres que se cuidem com tanta Vitamina E, C, zinco e antioxidantes!

Esses nutrientes incríveis encontrados na semente de girassol fazem muito por você contra substâncias tóxicas e radiações, além de contar com um mineral famoso para o bom funcionamento do sistema imune, o zinco.

6. Tomate

Outro alimento importante para remoção dos radicais livres no organismo e combate a doenças cardiovasculares, substâncias que aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais vulnerável ao desenvolvimento de doenças. O composto responsável por tudo isso é o licopeno presente no tomate.

7. Beterraba

“Tomei suco de beterraba a infância toda, por isso hoje em dia não aguento o gosto dela.”

O vegetal é odiado por alguns que já comeram muitas vezes para melhorar a imunidade!

Não deixe de colocar em sua sacola de compras a beterraba, um alimento rico em potássio, fibras, cálcio, vitamina C e magnésio, tudo que sua saúde e vigor precisam são adquiridos nessa raiz.

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8. Frutos secos 

Existem células de defesas muito importantes chamadas de linfócitos T, que tem seu desenvolvimento e ativação no organismo beneficiados com os frutos secos, como amêndoas, noz do Pará, amendoim e castanha de caju.

Esses alimentos são ricos em zinco, mineral que atua na cicatrização de feridas e como já vimos, no sistema imunológico.

9. Iogurte

Você pode não saber, mas o intestino estando saudável tem grande contribuição para aumentar a imunidade, simplesmente pela eficiência que ele tem em separar o que não nos faz bem e absorver os nutrientes que precisamos para nossa saúde, como as vitaminas e minerais beneficiando o sistema imune.

O iogurte recompõe as bactérias positivas da flora intestinal, os probióticos. Esses últimos lutam para expulsar as bactérias ruins.

10. Alho

Provavelmente você já usa o alho diariamente em suas receitas, portanto continue, não pare!

Ainda mais se você estiver com bronquite ou passando por uma crise de tosse, utilize o alho e usufrua de sua riqueza em Vitamina C, A e E que potencializam a sua resposta imunológica.

Além desses nutrientes, o alho também contém alicina substância importante para fortalecer o sistema imune.

11. Fígado

Existem pessoas que tem “nojinho” da aparência do fígado, portanto poderiam aproveitar o seu delicioso sabor e benefícios quando o assunto é alimentos que aumentam a imunidade, pois o alimento é rico em vitamina A, complexo B, ferro e vitamina D.

12. Linhaça 

No formato de semente ou óleo, você pode aumentar as defesas do seu organismo com a linhaça, pois ela é rica em ômega 3, fibras e lignanas, que exercem uma maravilhosa função anti-inflamatória.

Combine-a com iogurtes.

13. Geleia real

Consuma a geleia real em jejum de preferência, pois seu potencial para aumentar a imunidade pode ser ainda maior!

Esse alimento é rico em nutrientes, antioxidantes e fitoquímicos, que são responsáveis por diversos benefícios.

14. Cebola

A cebola, assim como o alho, contém selênio, vitaminas A, C, E e complexo B, que além de contribuir com a imunidade, age diretamente melhorando o estresse e o desânimo.

Além disso, os elementos antiparasitários, antivirais, antifúngicos e antibacterianos presentes no alimento compõe uma defesa espetacular contra gripes.

15. Salmão

Peixes, são uma delícia e grandes fontes de ômega 3, que é primordial para o sistema cardiovascular. Contudo, também podemos contar com o nutriente para regular as células do sistema imunológico e contribuir no combate a tendinite e depressão.

16. Óleo de coco

Esse óleo do bem age contra os fungos, vírus e bactérias a partir dos ácidos láurico e cáprico. 

Você lembra que falamos sobre o intestino saudável e sua importância para imunidade? Pois bem, esse alimento também ajuda o intestino a eliminar bactérias ruins.

17. Vegetas verdes

O ácido fólico também é importante, e está presente na couve, brócolis e espinafre, auxiliando nas formações dos glóbulos brancos que defendem o organismo.

Como aumentar a imunidade durante a gravidez

A grávida precisa de cuidados especiais, principalmente quando o assunto é aumentar a imunidade contra um possível contagio. Portanto, não só para as grávidas, além dos alimentos que aumentam a imunidade do corpo, todos precisamos nos atentar a:

  • Dieta equilibrada
  • Boas horas de sono
  • PrÁtica de atividades físicas
  • Evitar vícios como cigarro e álcool
  • Controle do estresse

Além disso, as grávidas também precisam evitar alguns alimentos, como alimentos com alto teor de gordura saturada, sal, açúcar e farinha branca. E optar por alimentos ricos em cálcio, zincos e variadas vitaminas.

Nutrientes importantes que precisam estar presentes na alimentação das gestantes:

  • Selênio: arroz integral, ovos e sementes oleaginosas.
  • Vitamina A: vegetais ricos em carotenoides, como cenoura, abóbora, manga, agrião, ovos e frutos do mar.
  • Vitamina C: frutas cítricas e pimentões.
  • Vitamina E: abacate, carnes e óleo vegetal.
  • Vitamina B6: carne de porco, gérmen de trigo, levedo de cerveja e cereais.
  • Zinco: mineral importantíssimo presente nas ostras e semente de abóbora

Atenção as grávidas e quem sofre de doenças crônicas do coração quanto ao fígado, por que seu consumo precisa ser moderado: principalmente no primeiro trimestre de gravidez, pois o alimento tem alto teor de colesterol.

Uma dica para o preparo dos alimentos para imunidade

Conforme mostra essa pesquisa, para manter maiores quantidades de nutrientes nos alimentos cozinhar no vapor é a melhor opção.

Conheça também 3 poderosos chás naturais para aumentar a imunidade.

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